:: Transformação ::
Por que se transformar?
 
O CEFET-MG é uma instituição centenária que, ao longo de sua trajetória, avançou em sua proposta. Hoje, já apresenta o ensino, a pesquisa e a extensão consolidados em suas práticas, nos âmbitos do ensino médio, da graduação e da pós-graduação. Os objetivos que se delineiam para os próximos anos para a instituição são:
 
  • Aprimorar-se e expandir-se como Instituição Federal de Ensino Superior – IFES pública a gratuita com oferta verticalizada de ensino, contemplando de forma indissociada o ensino, a pesquisa e a extensão na Educação Profissional Técnica de nível médio, da graduação e da pós-graduação – stricto e lato sensu, à luz da sua função social.
 
  • Manter-se na condição de IFES consolidada, com as características que lhe têm sido próprias, assegurando o seu atual grau de autonomia institucional e ampliando-o progressivamente para o patamar correspondente ao das Universidades Públicas, tendo em vista a expansão e o aprimoramento de sua função social.
 
  • Buscar a sua transformação institucional em Universidade Tecnológica, de forma a ampliar a sua contribuição a um projeto de desenvolvimento nacional comprometido com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável para a superação das condições de desigualdade e dominação econômica e cultural.

Esses objetivos implicam a transformação do CEFET-MG em Universidade Tecnológica de Minas Gerais. Além disso, estão em consonância com a caracterização legal de uma universidade.
 
A competência adquirida pelo CEFET-MG o posiciona, juntamente com o antigo CEFET-PR, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na vanguarda da educação tecnológica do País, com atuação verticalizadacompreendida como não apenas a oferta desde o nível básico à pós-graduação stricto sensu, como também o diálogo permanente entre esses níveis.
 
É por tudo isso que a instituição está buscando ser reconhecida oficialmente como uma Universidade. Mais do que reconhecimento, o CEFET-MG objetiva, ainda, com a sua transformação em Universidade Tecnológica beneficiar a sociedade a partir do aumento da oferta da Educação Profissional Técnica de nível médio e da Educação superior em geral, públicas e gratuitas.